Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O Calendário Cristão ou Calendário Litúrgico

Introdução

O Calendário Cristão ou Calendário Litúrgico, tem a função de lembrar as datas cristãs mais importantes pois através dele "comemoramos os feitos de Deus por meio de Jesus Cristo. Lembramos o que Ele fez e apontamos para o que Ele faz e fará na vida de cada cristão por meio de Jesus Cristo."1, e também serve para guiar as comemorações cristãs durante o ano.

O dia mais significativo dentro do Calendário Cristão é o domingo, por ser este o dia da ressurreição de Jesus, e desde os primórdios do Cristianismo, os cristãos se reunem neste dia e celebram o "Mistério Pascal de Jesus."2

O Calendário Cristão é diferente do Calendário Civil, pois enquanto este começa no dia 1º de janeiro e termina no dia 31 de dezembro, o Calendário Litúrgico "começa no 1º domingo do Advento (cerca de quatro semanas antes do natal) e termina no sábado anterior a ele."3

No século XII d.C foram adotadas as cores litúrgicas e visam demostrar externamente o caráter das celebrações litúrgicas e manter uma consciência de uma vida cristã que progride com o desenrolar do Ano Litúrgico.

O Calendário Cristão é caracterizado pelo tempo comum e o tempo não-comum, sendo que este é o mais "importante, por ser caracterizado pelos dias mais significativos do Calendário Cristão."4, O Calendário está dividido em Ciclo do Natal, Ciclo da Páscoa e Tempo Comum.

1 - O Ciclo do Natal
"O Ciclo do Natal começa com o Advento, é coroado com o Nascimento do menino Jesus, comemorado no dia 25 de dezembro do calendário cívico, e termina com o Batismo do Senhor Jesus, oito dias depois."5

1.1 – Advento
É o tempo que marca o início do Calendário litúrgico, tem origem documentada a partir do século IV d.C. É a preparação para o nascimento de Jesus e tem como foco "a expectativa da vinda do Messias, o Cristo prometido."6 pode ser dividido em duas partes: "os dois primeiros domingos enfatizam o Advento Escatológico"7 ou seja é a expectativa para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, "e o terceiro e quarto domingos a Preparação do Natal de Cristo."8

"A espiritualidade do Advento é marcada pela esperança e o aguardo do Messias prometido, pela fé na concretização das promessas de Deus; pela demonstração concreta do amor de Deus com a chegada do Messias e pela paz, anunciada e plenificada pelo Messias."9

Por estes motivos o Advento é um tempo de "piedosa e alegre expectativa"10, tendo como cor litúrgica o azul "que expressa a esperança."11

1.2- Natal
É o segundo tempo deste ciclo, teve sua origem em meados do século IV d. C. Porém sua aceitação como festa cristã só ocorreu no séculoVI d.C., a palavra natal significa nascimento, mais para a cristandade este significado é ainda mais profundo, pois com o nascimento de Cristo 'o verbo se fez carne e habitou entre nós'.

" Este é o verbo que atrai para si toda a criação a fim de reintegrá-la ao projeto salvífico de Deus."12

O Natal é comemorado no dia 25 de dezembro do Calendário Civil e tem como cor litúrgica o branco pois "simboliza divindade, luz, pureza, alegria e vitória."13

1.3- Epifania
É o terceiro tempo deste ciclo, teve origem no Oriente, mas somente a partir do século IV d.C. É que passou a ser aceito no Ocidente a fim de rememorar a visita dos reis magos ao Messias que havia chegado. Neste tempo é celebrado a manifestação de Cristo ao seres humanos, " A espiritualidade deste período é caracterizada pela manifestação e aparição de Cristo ao mundo. É o Cristo prometido que se torna uma realidade na vida de mulheres e homens que procuram a paz, a justiça e o amor."14

1.4- Batismo do Senhor
É celebrado no primeiro domingo após a Epifania, representando o início da missão de Jesus no mundo é uma continuidade da epifania e representa Deus (por meio de Jesus Cristo), indo até os seres humanos para cumprir sua missão. "A espiritualidade deste dia é marcada pela missão iniciada por Jesus em prol dos menos favorecidos e injustiçados."15

Após o Batismo do Senhor se finda o Ciclo do Natal, dando início ao tempo comum, ou tempo após Epifania.

2- O Ciclo Pascal
"O Ciclo Pascal é composto pela Quaresma, Semana Santa, Período de Páscoa e se encerra no Pentecostes. Formou-se a partir de um processo de refexão e sistematização do cristianismo, que vais do primeiro ao quarto século da Era Cristã."16

2.1- Quaresma
A Quaresma tem o seu início na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira santa, na celebração da última ceia de Jesus Cristo com os apóstolos, seu tempo é de quarenta dias, porém os dias corridos são quarenta e sete (os domingos não são contados), é um tempo marcado pela meditação e contrição e a cor litúrgia deste período é o roxo que "simboliza penitência e serenidade"17

2.2 – Semana Santa
Inicia-se no Domingo de Ramos que tem a celebração de Cristo como Messias e reflete os últimos passos de Jesus, a instituição da Eucaristia, pelo lavapés, a traição prisão e crucificação do Senhor, sendo este o momento de preparação para a ressureição. "Sua espiritualidade chama-nos a atenção para os momentos finais de Jesus até o ápice de sua paixão"18, sua cor litúrgica é o roxo.

2.3 – Páscoa
É a festa da ressurreição e da libertação, é a humanidade através de Cristo, passando da morte para a vida,  "É a festa mais importante do Calendário Litúrgico"19 e sua espiritualidade aponta para os mais variados relatos da ressurreição feitos pelas comunidades cristãs do século I d.C.. Sua cor liturgica é o branco.

2.4- Pentecostes
Entre os hebreus era a celebração da chamada "festas das semanas", em que o povo dava graças ao Senhor pela colheita.

Na era cristã é o ultimo dia do Ciclo Pascal, cinquenta dias após a Páscoa, quando é celebrada a chegada do Espírito Santo "como aquele que atualiza a presença do ressiscitado entre nós, dando força para que as comunidades sejam testemunhas de Jesus na história."20

Sua cor litúrgica é o vermelho pois "lembra o fogo do Espírito Santo", 21 e "A espiritualidade que nos orienta nesse período fala da presença consoladora do Espírito que semeia nos corações a esperança do reino de Deus e nos impulsiona para a missão."22

3- Tempo Comum
É o período mais extenso do Calendário Cristão ( 33 ou 34 semanas, dependendo do ano civil) e "ressalta o significado de que Deus não é Senhor somente das coisas extraordinárias, mas também o é do cotidiano. Enfatiza a presença constante e amorosa do Pai na caminhada do povo rumo à plenitude do Reino. A cada celebração, antecipamos a eterna liturgia do céu, para o qual nos preparamos, dia-a-dia, tanto no tempo festivo como no tempo comum."23

O elemento principal e mais forte do Tempo Comum é o Domingo, onde é comemorado o próprio Mistério de Cristo em sua plenitude, sua cor litúrgica é o verde que "simboliza vida, esperança e crescimento."24

O Tempo Comum se divide em dois períodos: O primeiro que tem início na segunda-feira após a comemoração do Batismo do Senhor e vai até a véspera da Quarta-feira de Cinzas, quando começa a Quaresma (Ciclo Pascal) e o segundo que é também o período mais longo começa na segunda- feira após o Pentecostes e dura até a véspera do Primeiro Domingo do Advento, quando tem início o Ciclo do Natal.

Conclusão

O Calendário cristão faz parte dos dois mil anos de história do cristianismo, e serve para nos lembrar de todas as etapas da vida de Jesus na terra, mas muitas igrejas evangélicas não o observam e nem comemoram suas datas, devido ao sentimento anti-católico que nutrem, deixando de lado festividades genuinamente cristãs e muitas vezes preferindo comemorar festas judaicas que nada tem a ver com o cristianismo.


Notas:

1 Disponível em http://www.dar.org.br acesso em 09/04/2010.

2 Disponível em http: //www.wikipedia.org acesso em 09/04/2010.

3 Id., ibid.

4 Disponível em http://www.dar.org.br acesso em 09/04/2010

5 Id., ibid.

6 Disponível em http://www.aprendebrasil.com.br acesso em 09/04/2010

7 Id., ibid.

8 Id., ibid.

9 Id., ibid.

10 Disponível em http: //www.wikipedia.org acesso em 09/04/2010.

11 Disponível em http://www.dar.org.br acesso em 09/04/2010.

12 Disponível em http://www.aprendebrasil.com.br acesso em 09/04/2010

13 Disponível em http://www.dar.org.br acesso em 09/04/2010.

14 Disponível em http://www.aprendebrasil.com.br acesso em 09/04/2010

15 Id., ibid.

16 Id., ibid.

17 Disponível em http://www.dar.org.br acesso em 09/04/2010.

18 Disponível em http://www.aprendebrasil.com.br acesso em 09/04/2010

19 Disponível em http://www.dar.org.br acesso em 09/04/2010.

20 Disponível em http://www.aprendebrasil.com.br acesso em 09/04/2010

21 Disponível em http://www.dar.org.br acesso em 09/04/2010.

22 Disponível em http://www.aprendebrasil.com.br acesso em 09/04/2010

23 Id., ibid.

24 Disponível em http://www.dar.org.br acesso em 09/04/2010.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

PageRank

  ©Garimpo Gospel - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo