Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Frequentar a igreja ativamente melhora a saúde, segundo pesquisa

Uma pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) descobriu que o tempo gasto na igreja está relacionado com a queda de pressão arterial, ou seja, os mais religiosos são mais saudáveis do que as pessoas que não frequentam igrejas.

O estudo foi feito em larga escala no condado de Nord-Trøndelag, na Noruega e foi descoberto que quanto maior a frequência das pessoas à igreja, menor era sua pressão arterial. Essa é a primeira vez que um estudo do tipo é feito na Escandinávia, mas os pesquisadores estão cientes que pesquisas parecidas foram realizadas nos Estados Unidos.

A pesquisa norueguesa escolheu o condado de Nord-Trøndelag porque 90% de sua população é formada por membros da igreja estatal norueguesa, a diferença entre eles e os americanos é que na América há uma variedade maior de preferências religiosas e éticas. Fora isso os americanos frequentam muito mais a igreja do que os noruegueses.

Porém o professor Jostein Holmen, um dos autores do estudo, não consegue explicar a ordem que gerou os resultados: se é a religiosidade que afetou a saúde ou se a boa saúde afetou a religiosidade. Seja qual for a ordem a pesquisa mostra que quem frequenta mais a igreja é muito mais saudável que as pessoas que não participam dos cultos.

“Mas o fato de os fiéis terem a pressão arterial mais baixa nos encoraja a continuar a estudar esta questão”, disse Holmen. Os pesquisadores estão se unindo para realizarem novas pesquisas para tirar as dúvidas referentes a esse assunto. “A fim de determinar o que causa isso, precisamos de novos estudos que observem as mesmas pessoas em momentos diferentes”.
Fonte: O Diario

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

PageRank

  ©Garimpo Gospel - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo