Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Casamento abençoado:Karam e Kartari Chand estão juntos há 86 anos

Casados desde 1925, Karan e Kartari Chand são os protagonistas do casamento mais duradoiro do Reino Unido. O segredo para manter uma longa relação? "Comam e bebam o que quiserem, mas em moderação. Eu nunca me coibi de desfrutar a vida", diz o marido, de 106 anos.

Karam Chand nasceu numa pequena aldeia rural em Punjab, na Índia, em 1905. A sua noiva, Kartari nasceu na mesma região em 1912. Tal como manda a tradição, casaram-se muito cedo e por escolha da família. A união foi celebrada com uma típica cerimónia Sikh em 1925.

Em 1965, a família mudou-se para Bradford, no Reino Unido. Atualmente, ele tem 106 anos e ela 99 anos. Estão casados há 86 anos, o que os torna no casal mais antigo do país - e talvez mesmo do mundo.

Segundo conta o repórter Sanjiv Buttoo, da BBC, Karam Chand considera que não há qualquer segredo para manter uma uma longa relação. A não ser "desfrutar a vida". Aos 106 anos, ele fuma um cigarro por dia, sempre antes do jantar, e três ou quatro vezes por semana também bebe um copo de whiskey ou de brandy. "Temos uma boa vida", afirma a mulher, Kartari Chand.
Karam e Kartari Chand vivem desde 1965 em Bradford. (Foto: BBC)
O casal vive com o filho mais novo, Satpal, a sua mulher e os seus quatro filhos. "Penso que manter as mentes das pessoas mais velhas ativas é o segredo para as manter alerta e saudáveis", diz Satpal. "Se se tem o privilégio de poder tomar conta dos nossos pais, devemos envolvê-los totalmente na vida da família e mantê-los felizes."

Kartari Chand admite que têm de ter algum cuidado com a sua saúde mas o casal continuam a comer o que gostam e a ir ao templo. "Quando envelhecemos a nossa visão e a nossa audição ficam mais fracas e temos mais dores quando nos mexemos. Mas, tendo em conta a nossa idade e o quanto trabalhámos ao longo da nossa vida, até não estamos assim tão mal."
Fonte: DN Globo

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

PageRank

  ©Garimpo Gospel - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo