Tecnologia do Blogger.

sábado, 5 de maio de 2012

O que significa Livro da Vida?

Por André Sanchez

Seu nome está inscrito no Livro da Vida? Pois é, se não sabia, a Bíblia sagrada menciona em vários de seus versículos um tal de Livro da Vida. Esse livro é citado como o livro de Deus, livro em que estão inscritos os nomes daqueles que herdarão a vida eterna. Livro escrito pelo próprio Deus segundo a Sua vontade.

Nesse livro foram escritos os nomes dos salvos desde a fundação do mundo: “…E aqueles que habitam sobre a terra, cujos nomes não foram escritos no Livro da Vidadesde a fundação do mundo, se admirarão, vendo a besta que era e não é, mas aparecerá.” (Apocalipse 17.8).

No Novo Testamento os textos que fazem referência aos inscritos no Livro da Vida o fazem buscando mostrar que os inscritos nesse livro são aqueles que são salvos e perseveram até o fim, até o dia do julgamento final, pois haviam sido predestinados por Deus de forma infalível para a salvação. São os Cidadãos dos céus.

No Antigo Testamento vemos a menção desse “Livro” em alguns textos, no entanto, os teólogos se dividem quanto ao significado deles. Veja um exemplo:

“Agora, pois, perdoa-lhe o pecado; ou, se não, risca-me, peço-te, do livro que escreveste. Então, disse o SENHOR a Moisés: Riscarei do meu livro todo aquele que pecar contra mim.” (Êxodo 32.32-33).

Aqui o texto parece demonstrar que existe a possibilidade de uma pessoa ser retirada desse livro, ou seja, perder a sua salvação. Porém essa interpretação contradiz, por exemplo, o fato de a Bíblia afirmar que não há como cair da graça (perder a salvação). Assim, alguns teólogos afirmam que esse texto possa não estar falando do Livro da Vida, mas, talvez, da Aliança de Deus no Antigo Testamento. E por conseguinte, riscar do livro signifique morrer ou mesmo receber as maldições da Aliança.

Discussões à parte, quem é verdadeiramente salvo, jamais terá seu nome apagado desse livro, conforme nos revela o próprio Jesus: “O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” (Apocalipse 3. 5)

Paulo também demonstrou certeza de que seus cooperadores estavam definitivamente inscritos no Livro da Vida: “A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que as auxilies, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, também com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida.” (Filipenses 4. 3)

Já aqueles que não têm seus nomes inscritos no Livro, terão como destino final a morte eterna, ou seja, a separação eterna da presença de Deus, o inferno: “E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.” (Apocalipse 20.15)

No final dos tempos esse Livro será usado por Deus em Seu grande dia de julgamento de todas as nações: “Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros.” (Apocalipse 20.12)

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

PageRank

  ©Garimpo Gospel - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo